Objetivos

O principal foco de atuação do Laboratório de Fotojornalismo do Curso de Comunicação Social – Hab. Jornalismo da UFMS são as atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Fotojornalismo.

No eixo de ensino há duas disciplinas obrigatórias (Fotografia e Fotojornalismo) e uma optativa (Prática em Reportagem Fotográfica). Buscamos com elas levar os alunos a compreender o uso de imagens para a criação de narrativas, principalmente nas narrativas jornalísticas e documentais, e a partir dessa compreensão realizar produtos jornalísticos que se valham prioritariamente de fotografias.

No eixo de pesquisa estamos atualmente trabalhando sobre a ‘História do Fotojornalismo em Mato Grosso do Sul’. Nosso foco nesse momento é vasculhar o desenvolvimento da atividade fotojornalística no estado. Isso inclui vasculhar o estado da arte da atividade fotojornalística no estado.

No eixo de extensão estamos com a Agência Fotográfica em pleno funcionamento, a qual realiza coberturas fotojornalísticas, promove a exibição de filmes ligados à fotografia/fotojornalismo e a exposições fotográficas. Os projetos de extensão que viemos realizando buscam levar à comunidade sul-mato-grossense narrativas fotojornalísticas que outros veículos ou não cobrem, ou não não enfatizam um determinado viés que vislumbrados interessante para a narrativa. Eles também buscam levar à comunidade informações e debates relacionados à área da Fotografia, através de exposições, discussões, palestras, mostras de filmes, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo